EU Code Week 2023

Os alunos da turma R2A demonstraram grande entusiasmo na participação na EU Code Week. As atividades planificadas para esta semana especial de programação envolveram não apenas os estudantes desta turma, mas contaram com a participação de outras turmas europeias.

Uma das atividades que se destacou foi intitulada ” Create Your Animated Story with ScratchJr”. Nesta envolvente atividade, os alunos foram apresentados aos conceitos fundamentais da programação através do ScratchJr. Cada aluno teve a oportunidade de criar a sua própria história interativa e animada, desenvolvendo competências de programação, tais como sequenciação, ciclos e condicionais básicos, à medida que criavam animações e ações para as suas personagens. Além disso, a atividade estimulou a criatividade, encorajando os alunos a utilizar a sua imaginação para criar histórias, personagens e interações únicas, permitindo-lhes desenvolver competências de resolução de problemas. Também ganharam confiança no uso de ferramentas digitais, essenciais no mundo tecnológico de hoje.

Outra atividade emocionante foi intitulada ” Virtual Science Discovery: Journey into the Natural World “. Nesta, os alunos embarcaram numa jornada virtual de ciência, utilizando tecnologia de realidade virtual (VR) para explorar três áreas fascinantes: animais, plantas e o corpo humano. Utilizaram experiências interativas de VR que proporcionaram aprendizagens sobre estes temas, adquiriram um conhecimento científico mais profundo, aprendendo sobre as suas características, adaptações e funções.

A atividade “Blue-Bot Coding Adventure” envolveu os alunos da turma numa emocionante exploração do pensamento computacional usando o Blue-Bot, um robot programável. Com esta atividade, os alunos desenvolveram o pensamento computacional, a resolução de problemas, a coordenação espacial e a colaboração. Isso proporcionou o desenvolvimento de competências lógicas, cognitivas e de programação, bem como habilidades valiosas do século XXI.

Estas atividades não apenas tornaram a aprendizagem divertida, mas também lançaram as bases para as futuras jornadas educativas e tecnológicas dos alunos. A turma R2A participou com entusiasmo, demonstrando o seu compromisso com a aprendizagem e a exploração do mundo da programação.

Deixe um comentário